Lançamento do livro “Sistema Financeiro, Bancos e Financiamento da Economia: uma abordagem keynesiana”, de autoria de Luiz Fernando de Paula, no dia 17 de dezembro (terça) a partir das 19 horas na Livraria Prefácio (Rua Voluntários da Pátria, 39 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ). Segue em anexo o convite do evento de lançamento e capa completa do livro.
Formado na tradição keynesiana, Luiz Fernando de Paula conhece profundamente tanto a obra de Keynes quanto a de Minsky e seus seguidores. Com a experiência de anos na análise do sistema bancário e do mercado de capitais brasileiro, conhecida do público através de suas muitas publicações, o autor deste livro tem muito a agregar ao nosso conhecimento tanto da teoria financeira adequada ao mundo real, nesse momento em que a fé nos mercados eficientes sofre seu abalo mais importante em muitos anos, quanto da realidade do sistema financeiro brasileiro.
Do Prefácio de Fernando Cardim de Carvalho – Professor Emérito do IE/UFRJ
Em sua trajetória de economista, a ampla pesquisa de Luiz Fernando de Paula sobre setor bancário e sistema financeiro foi construída em cima das ideias de Keynes, Minsky e Schumpeter. Ele traz essas ideias em uma análise magistral do papel do setor bancário e das finanças sobre  crescimento econômico, crise e desenvolvimento. Seu tema central – fragilidade financeira e instabilidade que emerge em função da própria lógica de expansão capitalista – é essencial para entender a situação presente de economia mundial. A concisa e abrangente revisão do “estado da arte” do pensamento econômico realizada neste livro é imensamente útil tanto para especialistas quanto para iniciantes na temática sobre bancos e financiamento.
Gary A. Dymski
Professor de Economia da Leeds University Business School e da Universidade da Califórnia, Riverside